Mobilidade Urbana – Estudo 01

4Move

Mobilidade Urbana – Estudo 01

Pegue uma carona com a gente para entender o que é mobilidade urbana.

4Move

4Move

Pra começar do começo a mobilidade urbana nada mais é que a capacidade de deslocamento de um grupo de pessoas dentro de uma área urbana e as motivações aqui são diversas podem ser razões sociais e econômicas ou até mesmo afetivas.

Afinal quem nunca foi até a outra ponta da cidade para encontrar o crush na mesma e como a gente faz tudo isso usando os modais de transporte. Claro, os ônibus, carros e tudo isso são meios que utilizamos para transportar num espaço público urbano.

E é aí que entra o grande desafio da mobilidade urbana que a gestão pública conseguir fazer um planejamento urbano adequado sem congestionamentos o problema tudo aqui é que a população urbana não pára de crescer e isso dificulta tudo que precisa ser planejado.

Como os meios de transporte os caminhos as fotos das estradas enfim é coisa pra caramba: – Ah mas porque em alguns lugares a mobilidade urbana funciona melhor do que em outro setor? –

Para entender melhor a gente precisa ver como o planejamento urbano nos países desenvolvidos aconteceu de maneira bem diferente dos países subdesenvolvidos.

Nos países mais pobres a ocupação urbana aconteceu de forma acelerada e desordenada, era mais ou menos assim: quem chegava primeiro e tinha mais dinheiro morava perto do local de trabalho que costumava ser no centro das grandes cidades.

Já que elas foram formadas principalmente a partir da atração de mão de obra para as indústrias, já nos países mais ricos o planejamento urbano se deste modo mais organizado nos quais as pessoas de baixa renda eram alocadas nos centros das cidades justamente para se evitarem grandes deslocamentos até o local de trabalho, o resultado disso é o oposto do que costumamos ver por aqui a especulação imobiliária se dão as áreas mais afastadas fazendo com que aqueles que tivessem mais recursos pudesse ter carros para se deslocar pela cidade.

Mas não se engane achando que tudo estaria resolvido se fosse dessa forma em todos os lugares, o carro é um produto, símbolo da ideologia do capitalismo pós guerra fria e um forte estímulo o que se tem hoje em dia para a população comprar o seu veículo particular é um do principais problemas ao que se refere a mobilidade urbana atualmente e olha que essa conta não é tão difícil. Por isso surgem os Aplicativos de Mobilidade, como o 4Move.

Assim fazem você pagar caro por um carro que transporta cinco pessoas mas que muitas vezes só terá um passageiro e mal vai sair do lugar com tanto congestionamento principalmente na hora do rush por outro lado você tem outros meios de transporte tanto rodoviários quanto ferroviárias como ônibus metrôs e trens que deslocam a mesma quantidade de pessoas ocupando bem menos espaço e anota aí pra eles que sem essa é a maior contradição da mobilidade urbana entendido tudo isso fica claro que nessa corrida.

Opa! Peraí! Sinal vermelho que a administração pública está passando um dos maiores problemas nos transportes públicos e aqui já estamos falando de brasil é o monopólio de grupos administrativos que opera as companhias de transporte em parcerias público privadas e que claro fiz um lucro e aí o resultado é aquele que a gente já sabe transporte com preços abusivos precários sem segurança e com deslocamentos mal planejados fazendo com que a população gaste um tempão de um lugar para o outro só para você ter noção se você passar quatro horas por dia dentro de um ônibus em dez anos e se equivale a 9 mil e 600 horas que é o mesmo que 400 dias.

Passageiro 4Move

Quando você vê que já passou quase dois anos da sua vida dentro do transporte público parece loucura mas é a realidade de muita gente e usar carro transporte público tô fora pego minha baixo e vou embora afinal a bicicleta é um meio de transporte gratuito saudável e rápido mas infelizmente a gente encontra problemas para pedalar todo dia por aí.

Faltou em dívidas públicas, falta segurança para os ciclistas e ao mesmo tempo esse é um grupo que cresce cada vez mais e a coisa fica ainda pior para as pessoas de áreas periféricas elas não conseguem se locomover adequadamente de bicicleta pois se deparou com longas distâncias e falta de infraestrutura como a existência de ciclovias ou ciclofaixas ou seja o básico né e já que estamos falando acesso à cidade.

Continua…

 
https://www.4movecodigo.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *